Soluções de Banho
Ferragens de Porta
Controlo de Acessos
home
História

Uma história com 110 anos é digna de ser contada e celebrada. A CIFIAL tornou-se uma referência no meio industrial português fruto da sua capacidade de adaptação às exigências do mercado, antecipando tendências e mantendo-se na vanguarda tecnologica. Os elevados padrões de qualidade fizeram da CIFIAL um marca reconhecida internacionalmente, assente na “arte do saber fazer” acumulada ao longo de mais de um século.



Em 1904 nasceu o Centro Industrial de Ferragens, Lda propriedade do Sr. Alberto Costa Reis, de apelido “O Biscatão”.
Na altura a fábrica produzia fechos, fechaduras, dobradiças, cofres e um sem número de artefactos metálicos utilizando ferramentas rudimentares.



O período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial criou problemas financeiros.
Em processo de falência a CIF viria a ficar nas mãos do “Banco Borges & Irmão”. Em 1944, José Marques adquire a empresa ao Banco. Os seus alicerces foram os de um filho de um carpinteiro, cujas origens humildes não lhe permitiram completar a escola primária. Mas o seu pai transmitiu-lhe a cultura do trabalho, da disciplina e da honradez, que fez dele, entre 1920-1922, trabalhador do Biscatão, exercendo a profissão de “torneiro de peito”.



Com uma grande inteligência, um espírito de sacrifício notável, uma forte capacidade de trabalho e uma perspicácia invulgar, José Marques foi evoluindo a fábrica, modernizando-a, criando as condições para o desenvolvimento e indicando o caminho para o futuro, a internacionalização.
Uma nova etapa de modernização estava em marcha. Deu-se o primeiro passo de automatização da empresa.



No seguimento da guerra do Ultramar, enfrentaram-se grandes dificuldades.
Investimento no recente equipamento comprado instalado em clima de instabilidade política e económica, perda das ex colónias, diminuição acentuada no mercado doméstico e a instabilidade social.
Era obrigatório dar o impulso para mercados mais exigentes.
Os contactos com clientes dos EUA confirmaram as expectativas que se vinham prosseguindo, agora de forma menos tímida, com mais confiança num novo mercado de maior dimensão e qualidade.



Ajustou-se a produção e lutou-se para impressionar positivamente um novo cliente americano, desenvolvendo uma fechadura com características inovadoras, que viria a ser objecto de um compromisso duradouro com esse cliente.
Estabeleceu-se uma forte relação com os novos clientes americanos.
A empresa desinibiu-se e abalançou-se para outros produtos, iniciando definitivamente a conquista do mercado americano.



Uma década recheada de reforços em diferentes áreas.
Em 1991, a Cifitrónica corporizou a vontade da Cifial de a partir da sua forte tradição de fabricante de fechaduras de segurança mecânica, entrar numa nova geração de base electrónica traduzida em sistemas de controlo de acessos.
Um ano após, dá-se a extenção a uma nova área de negócio - Original Equipment Manufacturer - suportada pela aquisição nos EUA de uma instalação completa de fundição, reforçada com novos robots de lixar e polir. Nesse ano, o Grupo assume uma participação na Aquatis, inserida numa estratégia de se tornar um fornecedor de soluções integradas para a casa de banho.
Foi a década do crescimento geográfico, com o aparecimento das filiais Reino Unido, Estado Unidos da América e Espanha, potenciando os canais de distribuição em mercados de elevado potencial.
Em 1997 dá-se a aquisição da unidade de torneiras da marca OLIVA e da LUSEPI. A estratégia era reforçar a posição de líder no sector das torneiras no mercado doméstico, adicionando diferentes soluções e designs ao seu portfólio.
Antes do final da década, é criada a Cifial S.G.P.S., S.A. organizando o Grupo em unidades juridicamente autónomas por área de negócio.



No ano de 2000 dá-se a inauguração da Cifial Torneiras, SA, que resulta da integração da unidade de torneiras de marca Cifial com a marca Oliva e Lusepi.
É feito o investimento na aquisição da totalidade do capital da Aquatis, a qual mais tarde viria a ser redominada, Cifial Indústria Cerâmica, SA.
Nesta década é levada a cabo uma profunda reestruturação dos negócios, acompanhada de uma alteração de imagem corporativa, identificativa de cada área de actividade: Complete Bath Solutions e Integrated Door Systems.



Foi também nesta década que se concretizou o Reconhecimento Internacional pela via do Design. Para além de vários prémios de Design de Produto, a empresa foi vencedora do DME Award pela utilização do Design como ferramenta estratégica de gestão.



Ano do processo de reestruturação financeira, em que o FR - Fundo Capital de Risco, S.A., adquire uma posição de 90% do capital da CIFIAL S.G.P.S., S.A., dotando-a de capacidade e solidez financeira.



A História da CIFIAL é rica em momentos e realizações que constituem motivo de orgulho para a empresa.
No âmbito da comemoração dos 110 anos da empresa foram desenvolvidas uma série de acções que demonstraram a fornecedores, clientes e outras entidades que a CIFIAL está pronta para enfrentar os desafios do Futuro.

A CIFIAL está pronta para mais 110 anos




 
PORTUGAL
USA
©2017  Cifial
cifial@cifial.pt
T: +351 256 780 100
F: +351 256 783 395
 
Top